Quando Atlético Mineiro e Botafogo entram em campo, não é apenas mais um jogo do Brasileirão Betano, é um capítulo à parte na história do futebol nacional.
Recheado de rivalidade interestadual, equilíbrio técnico e confrontos memoráveis, o duelo entre mineiros e cariocas se consolida como um dos embates mais tradicionais e imprevisíveis da elite do futebol brasileiro.
Ao todo, Galo e Glorioso já se enfrentaram 60 vezes pelo Brasileirão, e o equilíbrio é a marca registrada: são 24 vitórias do Botafogo, 21 triunfos do Atlético-MG e 15 empates.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
A vantagem alvinegra é ligeira também no número de gols: 89 marcados pelos cariocas contra 81 dos mineiros. Dentro de casa, o Botafogo tem aproveitamento de 55% como mandante, enquanto o Galo registra 52% jogando sob seus domínios.
Maiores goleadas do confronto
Em meio a tantas partidas acirradas, algumas goleadas ainda se destacam no confronto. O Atlético-MG aplicou sonoros 5 a 1 no Engenhão em 1999, além de duas vitórias por 4 a 0 no Mineirão, em 2001 e 2011.
Do lado botafoguense, a lembrança mais doce veio em 1995, quando massacrou o Galo por 5 a 0 no Nilton Santos, e também em 1991, ao vencer por 3 a 0 em pleno Mineirão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Nos jogos realizados em Belo Horizonte, o placar mais recorrente é 2 a 0 para o Botafogo, o que evidencia o bom desempenho dos cariocas fora de casa no confronto. Já no Rio, o resultado mais comum é o 2 a 1 a favor do Alvinegro da Estrela Solitária. Números que ajudam a contar uma história de confrontos acirrados e pouco espaço para previsibilidade.
Maiores invencibilidades no confronto
Os números também revelam curiosidades importantes: o Atlético-MG tem como maior sequência de vitórias sobre o rival três partidas, enquanto o Botafogo chegou a vencer cinco seguidas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Veja também
Marlon Freitas diz o motivo de ter corrido por Gregore na final da Libertadores ” Todo mundo comprou a ideia”
O Galo passou até oito jogos sem vencer os cariocas, e o Botafogo chegou a amargar três derrotas consecutivas no duelo. Já nas maiores invencibilidades, o time mineiro ficou sete jogos sem perder, e o carioca, oito.