O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira (16), às 18h30, para enfrentar o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. A partida, diante do atual campeão brasileiro, acontece no Estádio Nílton Santos, na capital carioca, local da última derrota do Tricolor no torneio nacional.
Neste ano, o São Paulo ainda não perdeu no Campeonato Brasileiro, mas também não sabe o que é vencer. São três empates consecutivos, diante de Sport, Atlético-MG e Cruzeiro, com apenas a igualdade diante do Galo sendo fora de casa. Com isso, o São Paulo é um dos sete times que ainda não triunfaram nesta edição do Brasileirão.
O momento ruim da equipe se reflete no pior começo de Campeonato Brasileiro desde a passagem de Hernán Crespo. Em 2021, o treinador argentino, que havia conquistado o Paulistão pelo clube, enfrentou dificuldades com o calendário apertado e uma série de lesões durante o torneio.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Em 2021, São Paulo só foi vencer na 10ª rodada
Naquela temporada, o Tricolor passou os nove primeiros jogos sem vencer. Foram cinco empates e quatro reveses até que, finalmente, conquistou sua primeira vitória, fora de casa, diante do Internacional, na 10ª rodada.
Naquela ocasião, o Tricolor começou com um empate em 0 a 0 com o Fluminense, no Morumbi. Logo em seguida, com dois jogos fora de casa, foram duas derrotas, para o Atlético Goianiense (0 a 2) e Atlético Mineiro (0 a 1), respectivamente. Na volta ao Morumbi, empate em 1 a 1 com a Chapecoense.
São Paulo de Crespo teve início terrível em 2021 Foto: Fernanda Luz/AGIF
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Na quinta rodada, o Tricolor teve o clássico San-São diante do Santos, na Vila Belmiro, e foi derrotado por 2 a 0. Na sequência, mais três empates, com Cuiabá (2 a 2, em casa), Ceará (1 a 1, fora) e Corinthians (0 a 0, fora). Por fim, a equipe foi derrotada pelo Red Bull Bragantino, por 2 a 1, em casa.
Zubeldía deverá ser mantido pelo menos até enfrentar o Santos
Esse cenário de três empates em três partidas também coloca em xeque a permanência do técnico argentino Luis Zubeldía. Apesar de ter sido mantido no cargo ao menos até o clássico contra o Santos, no próximo domingo, o treinador vem sendo alvo de fortes cobranças nos bastidores.
Veja também
São Paulo tem dívidas de direitos econômicos de ex-atletas do clube divulgados
Após enfrentar Botafogo e Santos, o São Paulo volta a campo pela Copa Libertadores, na qual é o segundo colocado do Grupo D, com quatro pontos. A equipe enfrenta justamente o líder, com seis pontos, o Libertad, do Paraguai. A partida acontece no dia 23, no Estádio Tigo La Huerta, em Assunção.