O Internacional jogou diante do Grêmio na 5ª rodada do Brasileirão Betano Série A de 2025. Após os 90 minutos do clássico, o placar ficou em 0 a 0. Entretanto, o foco do Gre-Nal foi o polêmico lance envolvendo Aguirre e Aravena.
Aos 39 minutos da 2ª etapa, o jogador do Grêmio entrou na área do Colorado. Para evitar o gol, Aguirre dividiu e atingiu Aravena. Para os atletas do Internacional, o lance não contou com falta, mesma opinião de Bráulio da Silva Machado.
O árbitro de Grêmio x Internacional avaliou que o toque do atleta do Internacional não foi para falta. Logo em seguida, o VAR recomendou uma revisão do lance. Após olhar com mais calma e ângulos, Bráulio da Silva Machado manteve a decisão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Qual é o parecer divulgado pela CBF?
Segundo divulgado pelo GE, a CBF tomou a decisão de divulgar o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais envolvendo o polêmico lance. Na opinião dos especialistas, o pênalti deveria ter sido marcado a favor do Grêmio:
“O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O defensor do Internacional/RS não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar“, divulgou a CBF.
Bráulio foi o juiz do Gre-Nal. Foto: Abner Dourado/AGIF
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O parecer contou com uma avaliação feita pelos seguintes ex-árbitros: Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Meira Ricci. Rodrigo Cintra, diretor de Arbitragem da CBF, e Fabricio Vilarinho, integrante da Comissão de Árbitros, também participaram da análise.
A repercussão do lance
É claro, nos programas esportivos, o lance também se tornou um dos principais assuntos. Para PC de Oliveira, comentarista de arbitragem do Grupo Globo, Bráulio da Silva Machado errou ao não dar o pênalti no Gre-Nal.
Veja também
CBF divulga parecer e confirma pênalti não marcado por Bráulio da Silva para Grêmio
“É muito pênalti. O Bráulio está vendo as costas dos jogadores e pode ser que esteja vendo o contato lateral. Mas só é feito pela alavanca da perna direita do Aguirre na coxa do Aravena. Ele até aponta o contato no ombro, mas não vê a perna“, disse PC de Oliveira.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Caio Panini é um jornalista que há cerca de três anos atua cobrindo esportes como futebol, com ênfase em clubes do estados de São Paulo e Rio, sendo eles: São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. Graduado em jornalismo pela Faculdade UNIP, Campinas, em 2022. Atualmente no Bolavip Brasil, passou por veículos de comunicação como Futebol na Veia, Minha Torcida e PL Brasil