A primeira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A2 2025 foi aberta pelos confrontos entre Atlético-MG x Botafogo e Kindermann x Santos, no último sábado (19), às 15h, na Arena Gregorão e no Estádio Carlos Alberto Costa Neves, respectivamente. Mixto e Fortaleza também se enfrentaram no sábado.
Já no domingo (20), os duelos entre Vasco x Taubaté e São José x Minas Brasília aconteceram às 15h. Às 16h, a bola rolou entre Ação x Paysandu, JC x Remo, no Estádio Municipal Dito Souza e no Florão. Rio Negro e Vitória fecharam a primeira rodada, às 18h, no Estádio Eurico Gaspar Dutra.
O Brasileirão Feminino A2 nesta temporada, contará com a transmissão ao vivo da TV Brasil (canal aberto). No entanto, ainda não contemplará todos os jogos do campeonato e a CBF também não definiu ainda quais confrontos serão transmitidos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Jogadoras São José. Foto: Fernando Alves/AGIF
Entenda a competição:
Buscando uma equiparação, a série A2 seguirá a mesma tendência do Campeonato Brasileiro Feminino A-1, a segunda divisão da modalidade feminina também passará por um crescimento expansivo até atingir 20 clubes em 2028. Para a edição de 2025, o Campeonato Brasileiro Feminino A2 ainda contará com 16 clubes, e os quatro melhores serão promovidos à Série A-1. Com o desfecho da primeira fase, os dois últimos colocados da A2 cairão para a A3 de 2026. Depois desse primeiro momento, o Brasileiro A2 manterá o mesmo modelo de disputa do Brasileirão Feminino A-1.
O campeonato iniciou em 2017, desde então a competição foi disputada em formato misto: composto por fases de grupos e partidas eliminatórias. Em sua primeira edição, dois grupos de oito clubes foram formados, tendo os dois melhores de cada grupo se classificando para as semifinais. No ano de 2018, o regulamento permaneceu semelhante, com o acréscimo de uma fase eliminatória inicial.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Em 2019, a CBF fez algumas alterações; aumentou o número de participantes para 36, entre eles os 27 campeões estaduais, os dois rebaixados da Série A-1 do ano anterior e os sete melhores do ranking da CBF. Os clubes foram divididos em seis grupos. O regulamento permaneceu em vigor desta maneira até 2022, quando a CBF criou a terceira divisão e remodelou o sistema de qualificação.
Veja também
Vasco vence o Taubaté e estreia com vitória na Série A2 do Brasileiro Feminino